sábado, 2 de março de 2019

João de Deus - o que aconteceu?

Nunca o vi. Como a maioria dos brasileiros, só ouvi falar . Um familiar meu nunca gostou dele. Era o único que me deu a informação de algo não ser bom, mas todo o resto do mundo falava bem. Tipo...a cada cinco amigos ou conhecidos meus, um havia estado lá em Abadiânia, Goias. Então você repete aquilo que a maioria fala...que é um excelente médium, milagres acontecem...até que não é bem isso.
Minha experiencia com João de Deus foi uma só. Meu marido, então melhor amigo, cinco anos atrás, perguntou minha opinião de  estar indo, nos Estados Unidos, onde morava, em um encontro que acontecia uma vez por ano em uma organização muito conhecida pelos palestrantes e curados que se apresentavam anualmente nas dependências deles e João de Deus estaria lá todo ano . Eu respondi que sim, se ele pudesse pagar o que pediam...e passei o que me falaram: médium conceituado, muito bom, etc, mas  não conhecia o trabalho dele pessoalmente. Ele queria ver se resolvia o problema da coluna dele. Achei que a experiência seria, no minimo de "ver por si mesmo", melhor que repetir o que escutou falarem.
No dia que meu então amigo foi atendido, ele contou coisas  que não combinavam com a literatura espirita, seus estudos, nem codigo de conduta e fiquei quieta. Escutei ele falar da pequena decepção que teve, que não era tão assim como ele, e eu escutamos falar.Dois dias depois, ele me conta que sente "pessoas" mexendo na coluna dele a noite. Achei estranho pois as "trilhas"deixadas ao redor dele não eram de entidades do tipo que se esperaria encontrar ao redor de um medium desse porte. Alem disso, estavam retirando plasma, energia do corpo físico de meu então amigo. Quando você trabalha com esse tipo de tratamento espiritual,é usada energia universal, está disponível  tanto quanto o ar ao nosso redor, então para que  estavam usando a dele?Pedi que ele dissesse em voz alta que agradecia a intervenção, mas que se retirassem. Não vi essas entidades mais ao redor dele. Conversamos sobre isso, dissemos entre nós, que era uma pena, mas que se houvesse algo, viria a tona publicamente. Veio maior e mais rápido que pensei.
                 Quando as primeiras denuncias chegaram, logo comentei com meu j[a marido:" o unico que me falou algo negativo sobre o cara tava certo...". Ai pensei, porque todo mundo falava bem? Tá todo mundo errado? Como que tanta mulher vem com a denuncia e nunca escutei falar dele nada sobre isso? Pior, porque não vi isso nas reportagens que havia visto sobre ele? Como não vi isso na aura dele? Fui atras de entender. Vi videos dele de até cinco anos atras, época que meu  marido o viu. Havia sim, explicito, nas imagens, toda sacanagem que tá sendo falada dele. Como então eu não havia visto antes? Bom...porque não vejo videos ou fotos dele desde 1998. Hum, mas as denuncias falam de abusos bem antes disso. Fui atrás de videos mais antigos e pude encontrar um de 1989. Vi ele incorporado, tava tudo certo, mas as energias eram já desencontradas. Num video do Fantastico, ele já tinha, sim, investigações contra ele, mas nao havia visto esse video antes, nem pensava nessa assunto. Nunca me interessei tanto para ir atrás. Como todo mundo, fui repetindo o que amigos e conhecidos me falavam: que era milagroso, fabuloso, poderoso e não fui ver por mim mesma. Pulei a minha regra de ANALISE A FONTE...sempre, sempre, sempre.Não os secundários, os tercearios, mas a fonte.
Tinha ainda a última pergunta...ele sempre foi assim ou ficou assim? Nesse video do Fantastico, canal Globo brasileira, de 1989, João de Deus , saindo de uma sessçao de curas no Paraguai, responde a uma jornalista que não fica com nada das doações , que é um rico fazendeiro de gado. Então a ficha caiu.  O tipo de fazendeiro de gado a que ele pertence tem uma fama bem enraizada e nada do que tem sido investigado e descoberto sobre ele discorda do que vi esse grupo praticando. Ele tinha as conexões e os métodos desse grupo,  criado dentro de uma cultura que conheci bem,  e nunca gostei. Se eu soubesse , em 1989 que ele era fazendeiro de gado daquela região, eu teria prestado mais atenção. Existe muito fazendeiro de gado boa gente, mas bem mais os que estão envolvidos em maracutaias e eu teria prestado atenção. Como já repeti várias vezes, você pode ser um cara legal e médium, pode ser chato e médium, e pode ter desvio de comportamento e ser médium e o que as entidade que lhe acompanham vão fazer em relação a sua conduta nem sempre aparece aos olhos fisicos rapidamente. João de Deus é sim médium de incorporação voltado a trabalhos de cirurgia espiritual em um nível que poucas pessoas podem ser, mas é também o que está vindo à tona. Esperamos que, sendo julgado, cumpra a pena que lhe couber. Toda pessoa é responsável pelos seus atos, médiums também.